Por Marcela Caroline

Analista de Marketing BI Action

Publicado em 24 abr 2020. | Atualizado em 08 jun 2020.


Estamos em meio a uma crise mundial e não sabemos como ou quando isso vai terminar, e mesmo assim, precisamos continuar vendendo. Mesmo que seja um volume menor, precisamos continuar vendendo. Todos estão preocupados com a própria saúde, a saúde das pessoas que amam, e também com a saúde financeira de seus negócios. Alguns esperam, torcendo para essa crise passar logo, outros estão criando estratégias para não parar. Porque, a verdade é que não dá pra saber quando isso tudo vai passar, e a maioria de nós não tem caixa suficiente pra ficar meses sem vender.

Você sabia que as vendas online aumentaram 40% com o impacto do novo coronavírus? E temos que concordar que 40% a mais em vendas online em TODO o Brasil é muita coisa.

 40% a mais em vendas online !

Sabe o que isso significa?

As pessoas não estão comprando mais pela internet, elas estão comprando MUITO, mas MUITO mais pela Internet. Agora, a pergunta que eu faço é: você acha que somente pessoas físicas estão se acostumando a comprar cada dia mais online?

O comportamento de compra, por conta da crise em que estamos vivendo, mudou de maneira impressionante, o mercado mudou completamente nas últimas semanas.  E não é somente as pessoas físicas que estão mudando seus hábitos de compra, mas as empresas também já vêm mudando sua maneira de comprar, direcionando suas cotações, orçamentos e pedidos, totalmente através da Internet. Mas, não é de agora, por conta desse momento, que o comportamento do mercado está mudando.

Nós, aqui da BI Action, já vínhamos notando há um bom tempo o aumento constante de consultas sobre solução de vendas online para indústrias e distribuidores.  E é por isso que a BI Action fez a aquisição da solução Pedidos Digitais, uma ferramenta de vendas online B2B. Com o Pedidos Digitais, nosso sistema se torna mais completo e indispensável, pois une a praticidade de uma Plataforma de Vendas Online com nosso APP/Painel, que ajuda gestores comerciais e seus representantes a saberem, em tempo real, o caminho certo para alcançarem suas metas e resultados, com o cruzamento de dados de clientes, produtos e vendas. 

Essas empresas, que nos consultam diariamente, admitem a necessidade latente de uma plataforma de vendas online, que possa ajudar seus clientes a fazerem compras diretamente online e também seus representantes comerciais a atenderem melhor esses clientes presencialmente, mas principalmente, remotamente. Os altos custos de deslocamento por parte de seus representantes está afetando seus ganhos e fazendo com esses profissionais repensem toda sua forma de trabalhar.

A empresa se torna refém de toda essa situação

Do outro lado ficam os clientes, sem suporte e sem atendimento adequado, para a mínima manutenção de compras e reposições. Assim, a empresa se torna refém de toda essa situação, simplesmente por não ter uma solução tecnológica que permita o atendimento remoto a esses clientes. E assim, as vendas despencam, o financeiro agoniza, seus clientes se afastam e seus representantes se desmotivam.

 Sei que este  artigo pode parecer duro e até catastrófico, mas existe algo pior para uma empresa do que ficar sem vendas e com seus representantes desmotivados?

A boa notícia é que é possível escalar seu potencial de vendas online usando a Internet, e enfrentar essa crise com o mínimo de impacto possível para sua empresa.

Sabemos, através de contatos do nosso suporte, que nossos clientes estão criando oportunidades de vendas usando a nossa plataforma BI Action + Pedidos Digitais.

Sabemos que eles não estão anestesiados por conta dessa crise e que estão se movimentando, buscando alavancar seu mix, visitas, carteira, margem de lucro e muito mais, o gestor consegue analisar de forma rápida e precisa todos os dados da região/setor que gerencia sem precisar estar dentro da empresa. Para os representantes externos, sabemos que é um pouco mais complicado devido o trabalho ser feito de modo externo, como por exemplo visitando clientes, mas durante esses dias ele pode aproveitar para traçar um novo plano de abordagem de venda utilizando a nossa agenda para se organizar e os nossos KPIs para agir de maneira efetiva. Com a plataforma Pedidos Digitais, podem criar estratégias de marketing e campanhas de incentivo de vendas para seus clientes e representantes, usando para tudo isso, as ferramentas de E-mail Marketing, Catálogos Digitais e Pedidos Online.

Nossa tábua de salvação

Isso nos motiva também a querer apoiar outras empresas a superar esse momento de crise, pois sabemos que a nossa solução servirá agora como uma tábua de salvação e uma ferramenta de crescer vendas online quando as coisas voltarem ao normal.

Em toda crise existem 3 coisas:

  • 1- Um término;
  • 2- Uma oportunidade;
  • 3- E ensinamentos para nossa vida.

E o que estamos aprendendo agora é que a internet estará cada vez mais presente nas nossas vidas e que vendas online é um caminho sem volta, independente do tamanho da sua empresa e de seu mercado.

Se quiser entender melhor como nossos clientes estão criando oportunidades de vendas usando o BI Action, entre em contato conosco agora mesmo, através de nossos canais de comunicação! Vamos adorar bater um papo com você!!!